Imprimir

A Fraternidade

linha unificadaO Caminho Espiritual praticado pela Fraternidade Céu na Terra é o Santo Daime - Linha Unificada. Tem como base doutrinária e ritualística a Doutrina do Santo Daime, do Mestre Raimundo Irineu Serra (15/12/1892 – 06/07/1971), mas com influências da União do Vegetal (UDV), do Mestre José Gabriel da Costa (10/02/1922 – 24/09/1971).

Historicamente, pelo que se sabe, a primeira religião ayahuasqueira a fazer um trabalho de unificação foi o Centro de Cultura Cósmica, do Mestre Francisco Souza de Almeida (15/04/1944 – 21/12/1999), que, além de unir em um mesmo ritual elementos do Daime e da UDV, agregou conhecimentos da Maçonaria e Rosa Cruz, entre outras religiões e filosofias espirituais.

Apesar de nunca ter tomado contato com o Centro de Cultura Cósmica, o fundador da Fraternidade Céu na Terra teve o mesmo tipo de intuição do Mestre Francisco, unindo no Céu na Terra elementos de ambas as doutrinas, Santo Daime e UDV, criando assim um ritual e uma abordagem espiritual personalíssimas e com identidade própria.

O Céu na Terra também comunga fortemente com a religiosidade e espiritualidade afro-brasileira, tendo na Linha dos Orixás um dos pontos fortes do seu trabalho.

Mas podemos dizer também que o Céu na Terra é uma Escola Universalista que busca, em prol do autoconhecimento, do progresso e da evolução, estar sempre avaliando e reavaliando seu campo de atuação espiritual e filosófico, fazendo as modificações e ressignificações que se fizerem necessárias, tanto no âmbito doutrinário quanto ritualístico, de tempos em tempos e de acordo com o crescimento evolutivo da irmandade.

O ritual do Céu na Terra é composto predominantemente de cantos de hinos e chamadas próprios do seu fundador e também dos Mestres fundadores do Daime e UDV. Os iniciados utilizam um uniforme bem semelhante a farda tradicional daimista e a corrente é separada em alas masculina e feminina, como no daimismo.

O rito, de duração de 4 horas em média, também é entremeado de momentos de silêncio propícios a contemplação, concentração e meditação e audição de músicas instrumentais ou populares, com mensagens positivas, além de espaço destinado a leituras e/ou perguntas e respostas.

Uma das características fundamentais e originais do trabalho do Céu na Terra é a utilização da psicoterapia grupal de base holística que antecede o ritual com a ayahuasca. Desde a sua fundação é proposta do Instituto Céu na Terra associar a prática espiritual ao trabalho psicoterapêutico de forma que este seja de auxílio na caminhada iniciática do neófito, posto que não podemos dissociar a complexidade da nossa psiquê dos processos espirituais vividos. Esse processo terapêutico grupal e contínuo é denominado de Psicoterapia Espiritual.

 

Agenda

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
JANEIRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Caminhantes do Céu

cdOuça a música espiritual, universal e brasileira da ayahuasca executada nos ritos da Fraternidade Céu na Terra no cd Jornada da Transformação, com Os Caminhantes do Céu. 

Leia mais...

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas newsletters.


Aniversário